A DELÍCIA QUE REFRESCA E ALIMENTA

 

  Valor nutricional

Por 100g (cem gramas) de polpa:

  • Calorias: 69 K/cal (em média)
  • Proteínas: 3,8g
  • Lipídios: 12,2g
  • Fibra: 16,90g
  • Cálcio: 118 mg
  • Ferro: 11 mg
  • Fósforo: 0,5 mg
  • Vitamina B1: 11,80
  • Vitamina B2: 0,36
  • Vitamina C: 0,01

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[9] também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.

Composição química e valor energético
da polpa e da bebida açaí
     
Composição

ENDEF (1977)
Polpa

Rogez et al. (1196b)
Bebida
 
em g/100g    
Energia (Kcal/100g) 247 66,3
Matéria seca (%) 54,1 15
Proteínas 7,02 13
Lipídios totais 22,55 48
Açúcares totais 36,41 1,5
Fibras brutas 31,24 34
Cinzas 2,77 3,5
 
em mg/100g    
Cálcio 218 286
Ferro 21,8 1,5
Fósforo 107 124

 

 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Euterpe
Espécie: E. oleracea 

 

ORIGEM DO NOME

A etimologia da palavra açaí encontra-se no vocábulo tupi que significa fruto que chora, ou seja fruto que elimina água.


 

INFORMAÇÕES

  • A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.

  • O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.

  • A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.

  • O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.

  • Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.

  • O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

  • A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.

  • As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.

  • As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

     

A fruta repõe energias

Tomar açaí antes de malhar, por exemplo, significa dar ao organismo dois trabalhos: gastar energia com o exercício e com a digestão. “Trata-se de um bom repositor de perdas energéticas. O que quer dizer que é melhor quando consumido após competições”, diz. Dependendo do tipo de esporte que se praticar, no entanto, é preciso cautela.

Halterofilistas, boxeadores e todo aquele que estiver submetido a uma dieta de baixos teores de gordura devem passar longe do açaí. Seus altos níveis de lipídios podem, inclusive, provocar reações de vômitos e náuseas em quem segue os rigores de uma alimentação rica em carboidratos e pobre em gorduras.

Ïdosos também têm tendência a perder a capacidade de produzir ácido gástrico. Ou seja, a digestão, com a idade, se torna mais difícil. E gorduras exigem um grande trabalho de digestão. Logo, para estômagos sensíveis, quanto mais ralo o açaí, melhor. Pode-se diluí-lo em suco de laranja ou mesmo água. E esquecer a granola, outra grande concentração de gorduras.

 

 

Quais os benefícios deste fruto?

O açaí é um alimento rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais, fibras, etc. A grande quantidade de gordura presente, corresponde em grande parte a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL (colesterol bom).

Mas uma importante propriedade deste fruto está na sua cor, mais precisamente na pigmentação que dá aquele colorido escuro ao açaí. As antocianinas presentes na casca são substâncias antioxidantes responsáveis por neutralizar a oxidação na parte externa das células, elas agem diretamente sobre os radicais livres. E na prática, o que isso significa? Células oxidadas são células mortas e isto reflete em sua aparência. As rugas são consequência da morte de células na pele pela ação de radicais livres presentes em nosso organismo, eles são os grandes vilões da vaidade feminina.

Consumindo açaí você ainda fortalece ossos e cartilagens, auxilia nas funções da memória, reposição energética, prevenção de doenças cardiovasculares e trânsito intestinal. E tudo em razão da presença dos minerais Cálcio e Ferro na composição.

Uma dica: a forma mais saudável e que proporciona maiores benefícios é o fruto, a polpa extraída ou suco também são benéficos, mas em menor proporção.

 

 

POTENCIAL ANTICANCERÍGENO DO AÇAÍ É REFORÇADO


Agência FAPESP - Mais uma indicação do potencial anticancerígeno do açaí acaba de ser anunciada. Um grupo norte-americano publicou artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry em que descreve como os antioxidantes contidos no fruto originário da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas.
 

O estudo mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. “O açaí é considerado uma das mais ricas fontes de antioxidantes e esse estudo representa um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto”, disse Stephen Talcott, professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade na Flórida, em comunicado da instituição.
 

O pesquisador ressalta que os resultados não significam que o fruto possa prevenir leucemia em humanos. “Nós trabalhamos com um modelo de cultura celular e não queremos dar falsas esperanças a ninguém. Mas os resultados encontrados até o momento são encorajadores, pois compostos que mostram boas atividades contra células cancerosas em modelos em laboratório têm potencial para oferecer efeitos benéficos no organismo humano”, disse.
 

Talcott lembra também que estudos anteriores indicaram a capacidade de destruir células cancerosas de antioxidantes contidos em outros frutos, como uvas, goiabas e mangas. Segundo o pesquisador, ainda não se sabe muito bem quais são os efeitos dos antioxidantes em tais células no organismo humano, uma vez que fatores diversos como absorção de nutrientes, metabolismo e outros processos bioquímicos podem influenciar a atividade dessas substâncias.
 

O grupo de Talcott está em meio a outro estudo, com conclusão prevista para este ano, para investigar os efeitos dos antioxidantes do açaí, conhecido nos Estados Unidos como “brazilian berry”, em voluntários saudáveis. A pesquisa pretende determinar como esses componentes são absorvidos pelo sangue e como eles afetam a pressão sangüínea, os níveis de colesterol e outros indicadores.
 

Os pesquisadores pretendem também conhecer melhor o fruto amazônico, que estimam ter pelo menos 75 componentes ainda não identificados. “Um dos motivos por que conhecemos tão pouco a respeito do açaí tem a ver com o fato de ele ser altamente perecível, sendo usado tradicionalmente logo após a colheita. Como produtos feitos a partir do fruto processado existem há poucos anos, cientistas de outros países ainda não tiverem muita oportunidade de estudá-lo”, explica Talcott.
 

O cientista destaca ainda que muito tem se falado sobre as propriedades do açaí, mas que a maioria delas não foi comprovada cientificamente. “Estamos apenas começando a entender a complexidade do fruto e seus efeitos para a promoção da saúde”, disse.
 

O grupo da Universidade da Flórida é um dos primeiros de fora do Brasil a estudar o açaí. O fruto é produzido pela palmeira Euterpe oleracea, planta típica de várzea.

 

Data Edição: 23/01/2006
Fonte: Agência FAPESP

 

 

 NO VIDEO ABAIXO CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE OS BENEFICIOS DO AÇAÍ.

Açaí é tão saudável quanto azeite de oliva

Fruto previne o câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Contatos

Reidoacai

reidoacairj@gmail.com

22 81554907 ( MARCOS)

Procurar no site

 

Você já ouviu dizer que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? Pois é, isto deve-se à antocioanina, nutriente da uva também presente no Açaí. As antocianinas, são potentes corantes naturais que dão a cor arroxeada à uva e ao açaí, com a diferença de que a presença de antocianinas é 33 vezes maior no Açaí.

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode